domingo, 14 de abril de 2013

Desconstrução do amor

"Simplesmente aconteceu
Não tem mais você e eu
No jardim dos sonhos
No primeiro raio de luar
Simplesmente amanheceu
Tudo volta a ser só eu"     Ana Carolina
Trilha sugerida:
Simplesmente aconteceu  - Ana Carolina

Só agora, depois de tantas tentativas, tantas frustrações, tantas conversas, tantos choros e tantas perguntas, consigo falar sobre isso: a desconstrução de um amor.
Pensamentos obscuros, onde foi que errei? Onde foi que erramos? Não é assim que funciona. Ninguém é responsável pela felicidade de ninguém. Ah, que novidade! A felicidade vem de dentro pra fora. Se não estamos abertos para sermos felizes, ou acreditamos que nunca seremos, criamos uma massa concreta no nosso coração que, por mais que tentemos, não conseguimos e culpamos o outro.
Criamos um mundo em que, por mais que saibamos as teorias do que é a felicidade, de que não podemos ser a extensão do outro, de que precisamos nos valorizar, jogamos a responsabilidade no outro. Talvez para que nos sintamos menos impotentes, incompetentes. "Ele não me merece", "Me entreguei completamente, para quê?" "Fiz tudo por ele." "Azar dele, perdeu a beldade aqui." 
Isso tudo porque não queremos fracassar. 
P A R A  T U DO  !
Vamos nos mexer! Chega de prostração. O mundo não para porque você parou e aí você perde o que de mais sagrado ganhamos: nossa vida. Sim, cheia de atribulações, dificuldades, tropeços, quedas; no meu caso, literalmente, frustrações. Adianta se isolar? Ficar chorando pelos cantos? Culpar os outros?
M E X A  -  S E  !
Toda forma de amor vale a pena. Ame ao próximo, sua família, seus filhos, as pessoas que fazem parte do seu dia a dia. Procure ajudar às pessoas, com certeza, essa ajuda fará melhor a você do que a ela mesma.
Quando nos relacionamos com alguém, nós construímos a imagem que queremos daquela pessoa. Só vemos o lado bom. E por outro lado, é do ser humano, ao nos aproximarmos do outro, vendemos também só o lado bom. Ou vai me dizer que despejamos todos os nossos defeitos? Ninguém faz isso. No entanto, com o tempo , aquela imagem vai se modificando, tomando a forma real da pessoa, a nossa imagem.
Não necessariamente ela tenha mentido, apenas omitido e floreado as qualidades.
A desconstrução do amor não é fácil, tanto pela aceitação de que criamos alguém que não existe, de que a pessoa não é tão especial assim, como também pela separação em si. Toda separação é dolorosa.  Toda separação nos dá aquela sensação de fracasso. E não podemos olhar só por esse lado: a relação valeu a pena enquanto durou e durou o tempo que era necessário. O importante é preservar as boa lembranças e aprender com os erros. Ninguém é culpado. O mundo se move assim o tempo inteiro. Para alguns, a relação é para sempre; para outros, só um encontro ou, se preferirem, desencontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário